Aço Inoxidável em Ambientes Hospitalares

Muitas doenças e infecções causadas por internações em hospitais podem ser diminuídas ou evitadas somente com a escolha correta da composição de suas superfícies e dos equipamentos. O material mais indicado é o Aço Inox.

Durante a construção de um hospital o aço inoxidável ajuda a garantir uma estrutura para o conforto dos pacientes e colaboradores e, principalmente, auxiliar na higiene do local.

Aço Inoxidável substituí outros materiais como o plástico, sendo o mais indicado por sua característica lisa e de fácil higienização. Seu uso é fundamente principalmente nos centros cirúrgicos, onde existem alta chances de contaminação por bactérias durante um procedimento invasivo ao corpo humano.

Além do fator da assepsia, existe o fator econômico. Ao optar por esse material, o produto ganha resistência à corrosão, garantindo uma durabilidade maior, o que evita uma substituição prematura dos equipamentos.

Algumas curiosidades

Em 1850, 50 anos antes do conhecimento científico de que microrganismos causavam muitas enfermidades, a reconhecida enfermeira inglesa Florence Nightingale, percebeu que seus pacientes apresentavam uma grande melhoria quando o ambiente hospitalar estava melhor higienizado.

Após a descoberta, Nightingale passou a higienizar frequentemente todos os equipamentos hospitalares antes e após cada uso. A ação contribuiu para a redução de 40% da taxa de mortalidade por cólera, tifo e disenteria.

Atualmente, embora existam vários avanços nos estudos sobre microrganismos patogênicos e as relações com infecções em centros hospitalares, a limpeza tem sido identificada como componente-chave para o controle e prevenção de contaminações nesses ambientes.

Higienização do Aço Inoxidável

Caso uma superfície não seja devidamente higienizada, pode haver acúmulo de germes em sua superfície.

Pensando em uma solução, a francesa Céline Falentin-Daudré junto com outros cientistas criaram uma forma de fabricar um aço inoxidável que fosse 100% antibacteriano e se auto desinfetasse .

Os técnicas existentes para a criação de uma superfície antibacteriana no Aço Inox se mostravam complexas, caras e tóxicas, e por isso não eram adotadas pelo mercado.

O Aço Inox desenvolvido por Céline usa uma técnica mais sustentável, que dispensa compostos químicos agressivos e usa um revestimento a base de água que pode ser aplicado em Aços Inox já fabricados.

O que é essa técnica?

Trata-se de um adesivo constituído por quatro camadas alternadas de dois tipos de polímeros, um com carga positiva e outro com carga negativa, às quais são incorporadas partículas de prata, que naturalmente são fortes bactericidas.

Nos testes realizados pelos cientistas, o revestimento foi capaz de eliminar em cerca de duas horas as bactérias de E. coli que contaminavam uma superfícies de aço inox. “Esta nova abordagem à base de água é simples, prática e atrativa para aplicações industriais”, afirmam os pesquisadores.

Por todos esses motivos, o Aço Inoxidável se mostra a melhor opção no desenvolvimento da estrutura física e de equipamentos diversos de centros hospitalares, centros clínicos e ambulatórios, sendo fundamental para a manutenção da saúde nesses locais.

Se você gostou de saber mais sobre as características do Aço Inoxidável para esses ambientes, encaminhe esse artigo com um colega!

Confira as últimas postagens

× Como posso te ajudar?