AISI 304/304L e sua importância

Pertencentes à família dos aços austeníticos, possuem alta resistência à corrosão, conformação e rachaduras mesmo em baixas temperaturas.

Terça, 10 de setembro de 2019


O aço inox AISI 304, ou apenas 304, é a liga mais popular entre os inoxidáveis por ser muito resistente à corrosão e possuir ductilidade e soldabilidade excelentes. Essas ligas pertencem à família dos aços austeníticos, os quais possuem alta resistência à corrosão, conformação e rachaduras mesmo em baixas temperaturas. São compostos basicamente por Fe - Cr - Ni (Ferro, Cromo e Níquel).

Os inoxidáveis austeníticos são utilizados em aplicações em temperatura ambiente, altas temperaturas ou em baixíssimas temperaturas (condições criogênicas), uma série de alternativas que dificilmente são conseguidas com outros materiais.

Principais Propriedades AISI 304 / 304L


O AISI e suas variações

O AISI 304 tem como variação principal, o AISI 304L ("L" de Low = Baixo nível de Carbono = 0,03% Máx). O que difere as ligas com a sigla "L" é o menor teor de Carbono em suas composições.


Este nível menor de Carbono é indicado principalmente quando houver soldas. O menor teor de Carbono ajuda a prevenir a precipitação de Cromo (formando carbonetos de cromo na região da solda), assegurando um mínimo de 16% de Cromo e a possibilidade de formação do filme passivo que proporciona ao aço inox a resistência à corrosão.

Por esse motivo, materiais com menor teor de Carbono em sua composição ("L"), são mais destacados no mercado.

Aplicações 304 / 304L

Entre em contato com um de nossos especialistas para a indicação do material mais adequado a sua aplicação!

voltar

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado