Inox é tudo igual: será que isso é verdade?

Aço inox é o nome dado para aços altamente duráveis e resistentes à altas e baixas temperaturas. Temos diversas famílias e particularidades de aço inox, conheça mais.

Terça, 19 de janeiro de 2021


Antes de tudo, você sabe o que é o Aço Inox?

Esse é o nome dado para a família de aços que contém no mínimo 10,5% de Cromo (Cr) em sua composição e são aços altamente duráveis e resistentes à altas e baixas temperaturas.

É o Cromo que evita que esse material enferruje uma vez que ele cria uma camada de proteção quando o aço entra em contato com o oxigênio.


Saber apenas isso não basta

Dentro dessa família de Aço Inox temos outras diversas famílias e suas particularidades.

As mais conhecidas são:

  1. Austeníticos: ligas 304, 304L, 316 e 316L
  2. Ferríticos: ligas 430, 419 e 444
  3. Martensíticos: ligas 420 e 498V

Você sabia que os aços Austeníticos são compostos por altos níveis de Cromo (entre 17% e 26%) e não são aços magnéticos?


Já os aços Ferríticos possuem uma quantidade menor de Cromo (entre 11% e 20%) e são magnéticos, sendo um ótimo material para diversas aplicações, como em geladeiras.

Os aços Martensíticos são conhecidos pela sua dureza e contém um baixo teor de cromo, comparado com os Austeníticos, entre 11,5% e 18%. Eles são ideais para produções que exigem mais firmeza.


Conhecer as diferenças entre os Aços Inoxidáveis do mercado é de extrema importância para a criação de um projeto em perfeito acabamento, por isso é necessário ter ajuda de um especialista para que não existam equívocos e frustrações no resultado do seu projeto.



NÃO ARRISQUE:

entre em contato com a nossa equipe comercial e garanta o material ideal para seu projeto:

(11) 4061-1661 ou envie um e-mail para o seu representante.


voltar