Aço Inoxidável em Ambientes Hospitalares

Terça, 09 de março de 2021


Muitas doenças e infecções causadas por internações em hospitais podem ser diminuídas ou evitadas somente com a escolha correta da composição de suas superfícies e dos equipamentos. O material mais indicado é o Aço Inox.


Durante a construção de um hospital o aço inoxidável ajuda a garantir uma estrutura para o conforto dos pacientes e colaboradores e, principalmente, auxiliar na higiene do local.


O Aço Inoxidável substituí outros materiais como o plástico, sendo o mais indicado por sua característica lisa e de fácil higienização. Seu uso é fundamente principalmente nos centros cirúrgicos, onde existem alta chances de contaminação por bactérias durante um procedimento invasivo ao corpo humano.

Além do fator da assepsia, existe o fator econômico. Ao optar por esse material, o produto ganha resistência à corrosão, garantindo uma durabilidade maior, o que evita uma substituição prematura dos equipamentos.


ALGUMAS CURIOSIDADES

Em 1850, 50 anos antes do conhecimento científico de que microrganismos causavam muitas enfermidades, a reconhecida enfermeira inglesa Florence Nightingale, percebeu que seus pacientes apresentavam uma grande melhoria quando o ambiente hospitalar estava melhor higienizado.

Após a descoberta, Nightingale passou a higienizar frequentemente todos os equipamentos hospitalares antes e após cada uso. A ação contribuiu para a redução de 40% da taxa de mortalidade por cólera, tifo e disenteria.

Atualmente, embora existam vários avanços nos estudos sobre microrganismos patogênicos e as relações com infecções em centros hospitalares, a limpeza tem sido identificada como componente-chave para o controle e prevenção de contaminações nesses ambientes.


HIGIENIZAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL

Caso uma superfície não seja devidamente higienizada, pode haver acúmulo de germes em sua superfície.

Pensando em uma solução, a francesa Céline Falentin-Daudré junto com outros cientistas criaram uma forma de fabricar um aço inoxidável que fosse 100% antibacteriano e se auto desinfetasse .


Os técnicas existentes para a criação de uma superfície antibacteriana no Aço Inox se mostravam complexas, caras e tóxicas, e por isso não eram adotadas pelo mercado.

O Aço Inox desenvolvido por Céline usa uma técnica mais sustentável, que dispensa compostos químicos agressivos e usa um revestimento a base de água que pode ser aplicado em Aços Inox já fabricados.


O QUE É ESSA TÉCNICA

Trata-se de um adesivo constituído por quatro camadas alternadas de dois tipos de polímeros, um com carga positiva e outro com carga negativa, às quais são incorporadas partículas de prata, que naturalmente são fortes bactericidas.

Nos testes realizados pelos cientistas, o revestimento foi capaz de eliminar em cerca de duas horas as bactérias de E. coli que contaminavam uma superfícies de aço inox. “Esta nova abordagem à base de água é simples, prática e atrativa para aplicações industriais”, afirmam os pesquisadores.





Por todos esses motivos, o Aço Inoxidável se mostra a melhor opção no desenvolvimento da estrutura física e de equipamentos diversos de centros hospitalares, centros clínicos e ambulatórios, sendo fundamental para a manutenção da saúde nesses locais.

Se você gostou de saber mais sobre as características do Aço Inoxidável para esses ambientes, encaminhe esse artigo com um colega!


voltar

PARA PEDIR UM ORÇAMENTO, PREENCHA ABAIXO.

O formulário é exclusivo para cotações. Para outras questões clique aqui e nos envie um e-mail.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.