Por que a indústria de água mineral escolhe tanques de aço inoxidável

Quinta, 13 de maio de 2021


No Brasil e no mundo, os reservatórios de água mineral dependem do uso de tanques de aço inoxidável para armazenar água. No entanto, isso não é novidade, pois esse material tem sido o favorito da indústria por muitas décadas.

Na verdade, não há dúvida de que o aço inoxidável é o melhor material para manter as propriedades da água mineral.
Desta maneira, o aço tem uma vantagem considerável sobre outros materiais. Por exemplo: o aço inoxidável é resistente à corrosão, fácil de instalar e limpar.


O que é aço inoxidável?

Primeiro, o aço não é um metal puro, mas uma liga de ferro e carbono. O ferro em sua forma pura é relativamente macio e fácil de moldar. No entanto, a adição de carbono ajuda a endurecê-lo e evitar que se deforme.

Quando os átomos de ferro no aço são expostos à água, eles reagem com o oxigênio para formar o composto de óxido de ferro mais conhecido pelo nome não científico de ferrugem. No entanto, o aço inoxidável resiste ao processo de oxidação porque sua composição química inclui o cromo.

O cromo liga-se ao ferro e forma uma camada fina (chamada de camada passiva) de óxido de cromo na superfície que impede a ocorrência de mais oxidação.


Por que a indústria de água mineral prefere tanques de aço inoxidável?

A escolha do aço inoxidável para reservatórios de água mineral depende da necessidade de qualidade absoluta. Por fim, ao encher e lacrar a embalagem, também é importante priorizar os melhores métodos de controle de qualidade completo.

Portanto, o aço inoxidável é um material ideal para armazenar vários produtos, não apenas água. Graças à sua resistência à corrosão e longa vida útil, o aço inoxidável é higiênico, atóxico e resistente a altas e baixas temperaturas. Além disso, é 100% reciclável e permanecerá absolutamente inalterado ao longo do tempo.

Tipos de Tanques de Armazenamento

Em primeiro lugar, é importante saber que existem outros tipos de recipientes usados para armazenar água, tais como: B. o tanque de concreto e plástico. No entanto, o maior problema enfrentado pelos empresários que trabalham com reservatórios de água mineral é a capacidade de um tanque para manter as propriedades da água sem causar alterações.

Por exemplo: alguns tipos de algas podem contaminar a água, bem como bactérias e fungos, o que pode torná-la imprópria para uso. Nesse caso, logo terão que passar por um rigoroso processo de limpeza.


O concreto não é uma boa opção

Os tanques de concreto facilitam a multiplicação de algas na água e, portanto, não são adequados para o mineral usado na indústria de água.

Outro ponto negativo deste tipo de cisterna é que devido ao fato de ser construída em concreto, tem um peso significativo e por isso raramente é deslocada ou substituída.

Qualidade da água em tanques de aço inoxidável

Sem dúvida, os tanques de aço inoxidável oferecem muito mais qualidade à água. Observe que a qualidade da água varia de método de armazenamento para método de armazenamento.

Além disso, os tanques de aço inoxidável são mais duráveis do que os de plástico e concreto. A resistência à oxidação é tão importante quanto a facilidade de manutenção, que oferece uma grande vantagem de custo.

Portanto, é necessário investir no melhor material para ter um produto de excelência.

Estética agradável

Sem dúvida, os tanques de aço inoxidável têm um aspecto estético refinado e versátil e, quando corretamente selecionados, podem ser muito duráveis. Além disso, eles podem ser construídos vertical ou horizontalmente.

Os tanques de aço inoxidável são geralmente equipados com uma abertura de inspeção completa com uma tampa composta por um sistema de fixação que não veda, apenas permite a instalação de acessórios e facilita as inspeções regulares.

Principais vantagens dos tanques de aço inoxidável para armazenamento de água

- Alta resistência à corrosão no caso de trincas, cavitação e desgaste.

- Material resistente, mesmo quando exposto a diferentes pressões e temperaturas.

- Não enferruja nem mesmo racha.

- Eles são biodegradáveis e recicláveis, o que minimiza as emissões de carbono.

- Possui um filme passivo com alta estabilidade.

- Não causará vazamento em reservatórios de água mineral.

- Pode ser facilmente movido de um lugar para outro.

Fonte: Abinox


voltar

PARA PEDIR UM ORÇAMENTO, PREENCHA ABAIXO.

O formulário é exclusivo para cotações. Para outras questões clique aqui e nos envie um e-mail.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.