Classificação dos Inoxidáveis

O que é Aço Inox?

Tipo de aço que contém, pelo menos, 10,5% de Cromo com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão.

A função de cada elemento:

  • Cromo (Cr): Principal responsável pela resistência à corrosão (característica principal do Aço Inox)

  • Níquel (Ni): responsável por melhorar a resistência da liga às altas temperaturas, a ductilidade e soldabilidade e também auxilia na resistência do material de modo geral.
  • O Aço Inoxidável também pode receber o Molibdênio (Mo) e Cobre (Cu) para aumentar sua resistência à corrosão por via úmida.
  • O Silício (Si) ou Alumínio (Al) aumentam a resistência à oxidação em altas temperaturas
  • O Titânio (Ti) ou Nióbio (Nb) estabilizam o aço austenítico e impedem a precipitação do Cromo em forma de Carboneto durante o aquecimento ou resfriamento lento (em torno de 700° C).

Além destes, outros elementos também podem ser adicionados à liga: Nitrogênio (N), Cobalto (Co), Boro (B), Manganês (Mn) e Terras Raras (Pipesystem).


Principais famílias do Aço Inox

  • Austeníticos - Famílias Normativas: 301, 304, 304L, 316 e 316L.

Possuem de 17% a 25% de Cromo, e de 7% a 20% de Níquel

Apresentam alta ductilidade e soldabilidade e são o tipo de aço inox mais utilizado por apresentar melhor resistência à corrosão, principalmente se adicionados elementos como o Molibdênio ou se for reduzido o teor de Carbono.

Não são magnéticos e podem ser utilizados para trabalhos em temperaturas abaixo de 0°C até 925°C.


  • Ferríticos - Família normativa 430, 409 e 410S

Possuem de 11 a 17% de Cromo (Núcleo Inox) e Menos que 0,3% de carbono. Não possui Níquel e são mais econômicos.

Estes aços possuem grande resistência à corrosão sob tensão que pode ser aumentada por trabalho a frio. Apresenta fácil conformação, são magnéticos e soldáveis com alguns cuidados especiais.


  • Martensíticos - Família normativa 420

Possuem de 12% a 18% de Cromo (Núcleo Inox), e de 1% a 1,5% de Carbono.

Podem receber tratamento de têmpera quando adquiri elevados níveis de dureza e resistência mecânica. São magnéticos, pouco soldáveis, apresentam baixa resistência à corrosão.


O que é corrosão?

Inimiga natural dos metais de um modo geral: os aços comuns reagem com o oxigênio formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a continua oxidação do aço que ocasiona na corrosão, mais conhecida como "ferrugem".

Camada Passiva

Camada extremamente fina, contínua, estável e muito resistente formada sobre a superfície do Aço Inox que protege o aço da combinação do Oxigênio do ar com o Cromo da corrosão.

Composição Química dos Inoxidáveis e principais aplicações

TABELA DE INOXIDÁVEIS

voltar

Assine nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado